Ano Internacional da Química


Apontamento publicado no "Diário de Coimbra".
(na figura, Marie Curie)

O ano de 2011 foi proclamado Ano Internacional da Química na Assembleia Geral das Nações Unidas ocorrida em Glasgow, Escócia, no verão passado. Sob o lema “Química – a nossa vida, o nosso futuro”, os diversos eventos que decorrerão sob a égide desta atribuição serão coordenados e organizados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e pela UNESCO.

Com o objectivo de “celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade”, a simultaneidade deste ano com as efemérides dos 100 anos do modelo atómico de Ernest Rutherford e do centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Sklodowska Curie (primeira mulher galardoada com um Nobel) pela sua descoberta dos elementos rádio (Ra) e polónio (Po) oferece-nos imediatamente dois pontos de reflexão.

Por um lado, a ubíqua difusão da Química em tudo o que nos rodeia, desde alimentos a medicamentos, desde plásticos aos satélites artificiais que procuram existência de vida em sistemas planetários nos confins do universo, analisando os espectros de luz irradiada ou reflectida por corpos celestes e que são interpretados com base no modelo atómico. Em particular, o "século do plástico" foi-o por causa dos avanços na Química dos Polímeros.

Por outro lado, reflectir sobre a incontornável contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico, pelo menos ao longo do último século.

O Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra vai promover um programa de eventos durante este ano (QUI365), o que, pela sua regularidade para além de ser uma iniciativa louvável , é também uma demonstração do modo como o conhecimento químico deve e tem de estar cada vez mais próximo dos cidadãos para que estes entendam melhor as transformações do mundo em que vivem, a partir dos átomos de que é feito.


Disponível em: http://dererummundi.blogspot.com/2011/01/ano-internacional-da-quimica.html
Acesso em: 25 nov. 2011.

Postado por: Regina Guimarães

Novidades Do Grupo


 O propósito do Grupo de Bioenergia consisti em desenvolver diversos combustíveis de fontes renováveis que sejam derivados de processos químicos e físicos e também reaproveitar os materiais orgânicos oriundos dos processos industriais.A busca constante por um biodiesel com alto teor de glicerina, alto rendimento e especificações dentro das normas são realizadas por alunos da Graduação do Instituto Superior Tupy, pertencentes ao 6 período de Engenharia Química e pelos auxiliarem alunos do Técnico em Química da Sociesc.

 Venho por meio deste informar que depois de tantas análises, como representado nas figuras, estamos cada vez mais próximos dos nossos objetivos.


 Esta amostra é oriunda de um processo com rota mista e o mais importante de tudo SEM ÁGUA DE LAVAGEM. Como se observa tem-se um produto extremamente limpo e com aproximadamente 50% de glicerina, o que nos indica um alto rendimento.

Em breve, mais novidades do Grupo de Pesquisa.

Postado por: Priscilla Ferreira

12/11/2011