Tomadas elétricas inteligentes acessam internet sem fios


Interruptores remotos
 
Você consegue imaginar uma situação na qual seja necessário acender seu abajur pela internet?

Talvez não, mas acender e apagar todas as luzes de sua casa quando você está fora, ou pré-aquecer o forno enquanto ainda está no supermercado comprando um congelado são situações mais perto do dia-a-dia.

E pode haver muitas mais, para as quais tudo o que você precisará é de uma tomada que entenda o novo protocolo da internet, o IPv6, onde você possa plugar o aparelho que deseja controlar à distância.

"Esse componente torna a casa inteligente do futuro uma realidade," dizem os engenheiros.[Imagem: Fraunhofer ESK]

Se você vai ligar o abajur ou a máquina de lavar, tanto faz, basta plugar o aparelho desejado nessa tomada, e acessá-la pelo seu celular ou qualquer computador.

E a melhor notícia é que a tomada, que dá um outro sentido ao termo "plugar", já está pronta.

Tomada elétrica sem fios

O protótipo da nova tomada foi construído por engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha.

E com uma vantagem adicional: a tomada precisa dos fios da energia elétrica, mas, do ponto de vista da internet, ela é sem fios: a conexão é feita automaticamente pelo roteador.

Além das tomadas sem fios propriamente ditas, o sistema usa um dispositivo USB conectado ao roteador.

O usuário entra o comando para ligar ou desligar o aparelho através de um navegador web ou aplicativo Android. O roteador recebe o comando, endereça-o para o dispositivo USB, que se incumbe de conversar com a tomada de energia, tudo usando dados criptografados.

Esta função de comunicação de duas vias também permite que a tomada de energia sem fios envie dados para o usuário, informando a quantidade de energia que os aparelhos ligados a ela estão consumindo naquele momento.

"Qualquer eletrodoméstico plugado em uma dessas tomadas pode ser ligado ou desligado remotamente usando um aparelho compatível com o IPv6, como um smartphone ou um laptop, de qualquer lugar," diz o Dr. Gunter Hildebrandt, coordenador do projeto.

Tomadas e interruptores inteligentes

Embora os edifícios e casas inteligentes sejam uma promessa constante, ainda são poucas as opções para quem deseja se libertar dos interruptores e tomadas, que, apesar das aparências sempre em mutação, têm o mesmo QI de 100 anos atrás - isto é, nenhum.

"Esse componente torna a casa inteligente do futuro uma realidade," garante Mathias Dalheimer, membro da equipe.

"Ele permite que os eletrodomésticos sejam controlados de forma inteligente, otimizando ou reduzindo o consumo de eletricidade. Por exemplo, o dono da casa pode ligar a máquina de lavar fora do horário de pico, ou a máquina de lavar louça quando os painéis fotovoltaicos no telhado estiverem gerando energia suficiente," complementa.


Acesso em: 28 ago. 2012.

Postado por: Regina Guimarães

Integrantes do Grupo

Na última sexta-feira (24.08), nosso grupo se reuniu para uma foto com os novos integrantes.



Postado por: Regina Guimarães

Maior turbina eólica do mundo


As turbinas eólicas vêm evoluindo dramaticamente ao longo das últimas décadas, não apenas em tamanho, mas também em aerodinâmica e nas técnicas de fabricação.[Imagem: Siemens]

Aerogerador

Está quase tudo pronto para a montagem da maior turbina eólica do mundo.

Cada uma das pás mede 75 metros de comprimento.

Três delas formarão o rotor de 154 metros de uma usina-protótipo que está sendo construído pela Siemens no campo de Osterild, na Dinamarca.

A área total coberta pelo rotor alcançará 18.600 metros quadrados, equivalente a quase 2,5 campos de futebol - o diâmetro é quase suficiente para acomodar dois jatos Airbus A380 lado a lado.

Peso do ar

Quando em operação, a super turbina eólica, girando a 10 metros por segundo, extrairá energia de 200 toneladas de ar por segundo.

Devido às forças a que a turbina estará sujeita, cada pá teve que ser feita em um molde único - é o maior componente individual de fibra de vidro já produzido.

As pás incorporam avanços no material utilizado, no projeto aerodinâmico e na técnica de fabricação.

Tudo junto representou uma diminuição de 20% no peso, por sua vez reduzindo as exigências sobre as fundações, a torre e a nacele.

A área total coberta pelo rotor da maior turbina eólica do mundo alcançará 18.600 metros quadrados, equivalente a quase 2,5 campos de futebol. [Imagem: Siemens]

Evolução eólica

As turbinas eólicas vêm evoluindo dramaticamente ao longo das últimas décadas, não apenas em tamanho, mas também em aerodinâmica, nos materiais utilizados em sua construção e nas técnicas de fabricação.

Há 30 anos, uma turbina eólica típica tinha um rotor de 10 metros (cada pá media 5 metros de comprimento) e eram capazes de gerar 30 kW.

A maior turbina do mundo agora terá um rotor de 154 metros (cada pá com 75 metros de comprimento) e deverá produzir 6 MW, uma capacidade 200 vezes maior.


Acesso em: 21 ago. 2012.

Postado por: Regina Guimarães

CINTEC 2012 FUNDIÇÃO - De 18 a 21/ Setembro - Paralelo a FEIRA METALURGIA 2012.



A grade temática será composta Palestras Técnicas, debate técnico e Minicursos, com carga horária 08 horas cada. Tendo como foco principal a inovação, o conhecimento e a integração entre os profissionais da Indústria e da Academia.

O IST/SOCIESC na visão de ser um centro de excelência e referência em Educação e Tecnologia, promove anualmente o CINTEC – Congresso de Inovação Tecnológica, sendo que temos 04 áreas abordadas em congressos distintos: "PLÁSTICOS", "FUNDIÇÃO", "AUTOMAÇÃO E MECÂNICA" E "CONSTRUÇÃO CIVIL".

O evento se destaca pelos seus mecanismos diferenciados de transferência de tecnologia e inovação tecnológica, intensificando o relacionamento entre os profissionais da indústria e da academia, de forma a responder com velocidade e flexibilidade aos anseios da sociedade.

A grade temática do CINTEC é desenvolvida por uma equipe formada por profissionais da indústria, professores, pesquisadores, parceiros e representantes dos sindicatos patronais.
Acredita-se que esta é uma forma eficaz de aproximar os resultados dos desenvolvimentos à prática empresarial, indo assim ao encontro da Missão do CINTEC: “contribuir para o aperfeiçoamento e desenvolvimento das empresas e pessoas, por meio da transferência e difusão de tecnologia e conhecimento, principalmente pela propagação da inovação tecnológica”.

Desde sua criação, em 1998, o CINTEC vem crescendo ano a ano. A qualidade dos cursos e palestras técnicas, assim como da organização do evento, tem sido destacada pelos congressistas, participantes e pelos veículos de comunicação. O CINTEC é realizado paralelamente a feiras segmentadas.

O CINTEC construiu ao longo de 12 anos, uma história de sucesso, que pode ser dimensionada através dos números significativos que acumulam um total de 7900 congressistas, 600 palestrantes e 780 horas de conhecimento.


Acesso em: 16 ago. 2012.

Postado por: Regina Guimarães