Homenagem do Google a Robert Bunsen

Ontem, dia 31 de março, o Doodle (nome dado ao logotipo da Google) estava diferente, em homenagem a Robert Bunsen - o desenvolvedor do Bico de Bunsen (queimador a gás), tão usado em laboratórios de química.


Essa homenagem foi feita porque ontem foi o aniversário de 200 anos de nascimento de Bunsen. Aproveitando o comentário, gostaria de parabenizar novamente a nossa amiga do grupo de bioenergia Kethylin Caroline, que ontem, junto com Bunsen, completou 17 anos de vida.

O cientista nasceu em 31 de março de 1811 e morreu dia 16 de agosto de 1899 (com 88 anos), em Heidelberg (Alemanha), onde passou grande parte de sua carreira como pesquisador e professor. Muitos pensam que foi ele o criador do bico de Bunsen. Na verdade, ele aperfeiçoou o queimador a gás que já existia, tendo sido criado anteriormente por Michael Faraday, em 1785. Esse aperfeiçoamento consistiu em desenvolver um queimador a gás que emitisse uma chama quente e sem fumaça, ou seja, com pouca perda de energia e baixa emissão de partículas. Robert Bunsen também descobriu os elementos césio (1860) e rubídio (1861).

Disponível em:
http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/03/31/busca+do+google+faz+homenagem+a+robert+bunsen+10392541.html
http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/google-homenageia-o-quimico-robert-bunsen
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/ROBERT+BUNSEN+QUEIMAR+E+UMA+ARTE+APERFEICOADA+PELA+CIENCIA_1432.shtml
Acessos em: 31 mar. 2011.

Postado por: Maria Gabriela Souza da Silva

0 comentários:

Postar um comentário