5 Edição -Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi


Descrito por: Carlos Tadeu da Costa Fraga -
Gerente Executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras.

O Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi é um dos mais importantes elos entre a Petrobras e as universidades brasileiras. E ganha ainda mais importância nesse novo contexto. Com satisfação, registramos que, em suas cinco edições, já premiamos 122 trabalhos, contando com a participação de 200 instituições de 24 estados. Com grande expectativa, temos a ambição de avançar ainda mais, utilizando o Prêmio como elemento, também, de aproximação entre o ambiente de ciência e tecnologia e o ambiente empresarial, com ênfase notadamente nos nossos fornecedores de bens e serviço.
Informativo: junho 2011


Tem-se como ganhador, na categoria Graduação:


Com o Tema:
Plataforma monocoluna geradora de energia limpa

A procura por fontes renováveis de energia é um assunto que está em grande discussão hoje em dia. Produzir energia sem prejudicar o ambiente é obter mais qualidade de vida e mais oferta de recursos básicos ao mundo. Os mares e oceanos possuem uma quantidade praticamente inesgotável de energia que está disponível na forma de vento, correnteza, marés e ondas. Para a absorção da energia advinda das ondas, foi proposto um sistema que consiste de uma plataforma do tipo monocoluna com um cilindro localizado em seu moonpool. A incidência de ondas nestas unidades faz com que cada unidade responda com movimentos diferentes. Esta diferença é responsável por criar um movimento relativo entre as unidades, utilizado com o intuito de gerar energia através da atuação em um mecanismo hidráulico conectado através de turbinas a um gerador de eletricidade. Para o estudo da geração de energia, foi proposto um modelo computacional capaz de auxiliar nas fases iniciais do projeto nas quais é necessário definir, por exemplo, o dimensionamento das unidades, dos equipamentos e subsistemas. O modelo computacional do funcionamento do sistema foi desenvolvido em ambiente MATLAB®  e utilizou, como base para compor o equacionamento dinâmico do sistema, coeficientes obtidos com o código WAMIT®. A este modelo foi inserido o efeito da ancoragem e posteriormente o efeito do sistema hidráulico sobre movimento das unidades. A partir deste modelo, foram projetados: a geometria das unidades, o sistema de amarração, o sistema hidráulico de conversão de energia, além de subsistemas como o conjunto de baterias responsável por armazenar parte da energia. Sendo assim o trabalho concluiu a etapa inicial de detalhamento do projeto de um sistema capaz de absorver energia das ondas, apresentando resultados positivos que apontam na eficiência do uso desta fonte de energia.
_________________________________________________

Tem-se como ganhador na categoria Mestrado:


Com o tema:

Modelagem matemática dimensionamento e avaliação econômica de uma unidade industrial de produção de etanol de segunda geração


Neste trabalho foi realizada uma avaliação técnicoeconômica da produção de etanol de segunda geração a partir de bagaço de cana via pré-tratamento com vapor d’água e hidrólise enzimática, sendo estudado o impacto de diferentes condições de processamento no preço mínimo de venda do etanol (PMVE) produzido. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho foi separado em três partes, a primeira para o estudo matemático das reações químicas e bioquímicas envolvidas no processo, a segunda para o dimensionamento dos principais equipamentos do processo e a terceira para a avaliação econômica do projeto. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que o sistema reacional proposto para a 
hidrólise enzimática e a eficiência das enzimas ainda devem ser melhorados visando, principalmente, à redução dos custos de investimento e o aumento dos rendimentos de hidrólise a fim de tornar o processo competitivo.


Acesso em: 17/09/11
Postado por: Priscilla Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário