O homenageado do Google nesta quarta-feira (22) é o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, um dos maiores cientistas do século XIX. Heinrich Hertz foi o responsável pela descoberta da existência das ondas eletromagnéticas, em 1887, e criou aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio. Graças a ele utilizamos as siglas de frequência Hz, MHz e GHz nas especificações de aparelhos eletrônicos.
Em seus estudos, Hertz conseguiu medir o comprimento e velocidade de ondas eletromagnéticas, produzindo-as em seu próprio laboratório. Foi a sua teoria que baseou o desenvolvimento do telégrafo, do rádio e, posteriormente, da televisão.
No doodle em homenagem ao físico, o nome Google na página inicial do site de busca simula uma frequência de uma onda magnética. Os doodles são versões alternativas para o logotipo do Google em datas especiais como feriados, aniversários e celebram a vida de personalidades. Hoje comemora-se o nascimento de Hertz, acontecido em 22 de fevereiro de 1857.
Vida de Heinrich Rudolf Hertz
Heinrich Rudolf Hertz nasceu em Hamburgo e desde cedo já demonstrava interesse pela construção de mecanismos. Chegou a frequentar a faculdade de engenharia em Monique, mas transferiu-se para Berlim para cursar física, onde foi assistente do famoso físico Hermann von Helmholtz e realizou estudos sobre a propagação de descargas elétricas através dos gases.
Algum tempo depois, descobriu a propagação de ondas eletromagnéticas e formas de controlar suas frequências. Conseguiu produzir essas ondas em laboratório, medir seu comprimento e velocidade. Com isso comprovou que elas possuem todas as propriedades da luz, além de demonstrar a refração, reflexão e polarização das ondas.
Seus resultados foram apresentados à comunidade cientifica em 1888. Cinco anos depois, Hertz adoeceu em função de um tumor na orelha e um ano depois acabou falecendo de bacteremia, em janeiro de 1894.
Disponível em: http://www.noticiasbr.com.br/heinrich-rudolf-hertz-e-homenageado-pelo-google-42489.html
Acesso em: 22 fev. 2012.
Postado por: Regina Guimarães
0 comentários:
Postar um comentário