Afinal, o que é a chuva ácida?

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, vamos falar sobre mais um problema que tem afetado a nossa sociedade nos dias atuais – trata-se da chuva ácida. Esse fenômeno ocorre principalmente em centros urbanos e locais industrializados, porque está associado à liberação de óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), lançados na atmosfera por veículos, pela fumaça de queimadas, por usinas termelétricas e indústrias. Nas usinas termelétricas, o material usado para produção de energia é o carvão mineral, que libera muitos gases tóxicos em sua queima.

Os óxidos de nitrogênio (NOx), o dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2), quando liberados, reagem com as partículas de água que estão nas nuvens. Nesta reação, formam-se o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4). Ao caírem em forma de chuva, neve ou neblina, ocorre a chuva ácida. Devido às correntes atmosféricas, muitas vezes é possível que a chuva ácida aconteça longe do local onde os gases foram emitidos.

A chuva pouco afetada pela atividade humana possui leve acidez – seu pH fica em torno de 5,7. Isso significa que ela não representa danos para a natureza.

Já o resultado da água ácida que cai com a precipitação é desastroso. O ácido sulfúrico, por exemplo, causa a retirada de íons de cálcio do solo. As plantas sofrem com sua falta e as florestas e lavouras são afetadas. A chuva ácida causa alterações nos ecossistemas aquáticos e a água potável fica contaminada. Nas cidades, os edifícios ficam danificados e os veículos e monumentos históricos são corroídos. Além de todo o dano ambiental e material, as chuvas ácidas ainda causam danos à saúde humana.

Até os anos 90, era os Estados que mais sofria com as chuvas ácidas. Mas agora, os países asiáticos também terão de aprender a solucionar esse problema. A China principalmente. O país mais populoso do mundo precisa de muita energia. O carvão mineral é usado para a geração de energia e para o aquecimento das casas dos chineses. No Brasil, os estados mais atingidos pelas chuvas ácidas são o Rio de Janeiro e São Paulo. Aqui, um exemplo bastante evidente do poder que tem a chuva ácida é a destruição de parte da Mata Atlântica causada por gases emitidos pelas indústrias de Cubatão.

Para evitar que a chuva ácida ocorra, há solução: a redução do consumo de energia, o uso de filtros nas chaminés das indústrias, o uso de fontes energéticas limpas – como as energias solar e eólica –, o investimento no transporte coletivo, em ciclovias e em sistemas de caronas para diminuição do número de carros em circulação, e o combate às queimadas nas florestas.

Poluição atmosférica

Além dos óxidos de nitrogênio, do dióxido de carbono e do dióxido de enxofre, há outras substâncias que poluem a atmosfera. Podemos citar, ainda, o ácido nítrico, o ácido sulfúrico e os hidrocarbonetos. O gás mais liberado na atmosfera, no entanto, é o monóxido de carbono (CO) – corresponde a 45% da quantidade de gases liberados – que pode se ligar à hemoglobina e levar à asfixia em seres humanos. Todos esses gases podem causar irritação das mucosas e das vias respiratórios e outros problemas de saúde, como cânceres. Essas substâncias alteram a água e o solo e provocam danos ao meio ambiente. São eles os responsáveis pela inversão térmica, pelo efeito estufa e para destruição da camada de ozônio.


Acesso em: 04 jun. 2011.

Postado por: Regina Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário