Coreia do Sul cria ilha artificial equipada com energia solar


O mais novo atrativo turístico da capital da Coreia do Sul é uma ilha artificial que promete ser um verdadeiro centro de entretenimento movido à energia solar. Localizada no Rio Han, em Seul, a ilha Viva é a primeira parte de um projeto de três ilhas do gênero, que estarão interligadas e terão centros de convenções, restaurantes, espaços para eventos esportivos e shows.

Por enquanto só uma das ilhas foi inaugurada, mas o governo de Seul, responsável pela obra, promete o projeto completo para setembro de 2011. A construção está 58% finalizada e o investimento total das três ilhas chegará a US$ 84 milhões.

Completamente iluminada por dentro e por fora, a ilha Viva, sozinha, possui 54 metros quadrados de painéis solares capazes de gerar 180 kilowatts de energia por mês.

Diferente de algumas ilhas artificiais já criadas nos Emirados Árabes, à construção coreana não leva terra ou areia em sua base. A ilha flutua sobre a água, o que significa que, mesmo que haja uma enchente, a estrutura vai subir e descer junto com o nível da água e não será inundada.

Mesmo pesando duas mil toneladas, a Viva flutua porque há 24 boias gigantes embaixo da estrutura de metal. Além disso, correntes de até 69 metros vão unir as três ilhas entre si e garantir a estabilidade mesmo quando as águas do rio estiverem agitadas.


Acesso em: 29 jun. 2011.

Postado por: Regina Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário