Prédio tecnológico imita floresta e produz sua própria energia

Uma torre de 200 metros de altura construída na China vai se tornar o mais tecnológico dos prédios de negócios do mundo. O projeto é do arquiteto Kevin Kennon, responsável também pelas sedes do Banco Central Europeu e do Lehman Brothers.

A construção da Tian Fang será concluída em 2013. Antes de desenhar a torre, os arquitetos estudaram os ventos e a propagação da luz solar no local. O objetivo era criar um prédio orgânico, com alturas diferentes, imitando uma floresta e convivendo bem com o espaço.

Em vez de ter quatro cantos como qualquer prédio comum, a Tian Fang terá 18. Isso porque, assim, as salas ganham formatos diferentes que vão favorecer a iluminação pelo sol. Serão aproximadamente 50 atriums em que a luz natural tomará conta. As correntes de ar vão evitar o uso de aparelhos de refrigeração.

No topo da construção, telhados angulosos ganharão painéis de energia solar. O prédio ainda usará células de hidrogênio para armazenar a energia do sol e terá turbinas que vão produzir eletricidade por meio do vento. Com tudo isso, a Tian Gang promete gerar ao menos 20% da energia que será consumida lá dentro.

Acesso em: 18 jul. 2011.

Postado por: Regina Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário